PortalSousas - Tudo Sobre Sousas e Joaquim Egídio

Siga-nos no Twitter

Efetuar login | Cadastre-se, é grátis!


Notícias

23.08.2016

Palestra gratuita sobre a relação de palhaços e cuidados a idosos com Olivier-Hugues Terreault


/assets/images/uploads/galeria/300-palhaco1.jpg
O CIS Guanabara recebe no dia 26 de agosto a palestra “Palhaço, idoso e demência. Quem ajuda quem?” com o canadense Olivier-Hugues Terreault. A palestra é voltada para pessoas que convivem com idosos com demência ou para interessados no assunto e vai abordar questões como o cuidado da saúde e os resultados positivos da intervenção de palhaços terapêuticos no cuidado a estes idosos. A palestra tem início às 19h00 e conta com entrada gratuita. Já no dia 27 e 28 de agosto, Olivier-Hugues Terreault ministra oficina com o mesmo tema no Coletivo Joaquina.

Nesta palestra Olivier-Hugues Terreault dá conselhos práticos como transformar as responsabilidades cotidianas em oportunidades de realização pessoal, ensina as pessoas que convivem com um doente de Alzheimer e outras deficiências cognitivas a como se relacionar com demenciados e outras deficiências cognitivas e destaca a medicina como lugar sociológico e o papel do palhaço na construção da medicina do futuro.

Já a oficina trabalha questões centrais sobre a qualidade da comunicação entre profissionais de saúde, pacientes/usuários e familiares /cuidadores. Utiliza ferramentas do palhaço e do teatro físico, do melodrama, da música, da dança e outras referências culturais dos anos 40 e 50 para trabalhar o imaginário, a sensibilidade e a capacidade de se adaptar à pessoa idosa, especialmente com alguma demência. O curso acontece das 9h00 às 19h00 e tem o investimento de R$ 450,00. Inscrições e mais informações: (19) 3305-7929

As atividades fazem parte do programa de formação e capacitação para artistas-palhaços que atuam nos segmentos abordados. É mais uma iniciativa do Coletivo Joaquina Produções, em parceria com o Teatro do Sopro e busca colaborar para a desconstrução do estigma da velhice, da demência e da institucionalização. Por meio de atividades lúdicas colaboramos na construção de um ambiente reflexivo e inspirador e sempre focado na Atenção ao Idoso.

Sobre Olivier-Hugues Terreault: Canadense, de Quebec, mas cresceu e viveu grande parte de sua vida em Montreal. É empreendedor social, palhaço terapêutico, formador, autor, palestrante e professor de meditação budista. É co-fundador da Ong Jovia (2002, Montreal, Canadá) e do Teatro do Sopro (2012, Rio de Janeiro-RJ), que age com abordagem terapêutica em Instituições de Longa Permanência para Idosos, resultado de mais de uma década de pesquisa e prática comprovada no Canadá. Tem participado de simpósios, dado palestras, formações, e colaborado com publicações sobre o palhaço em contexto hospitalar em algumas cidades do mundo.

Serviço
Palestra:
Data: 26 de agosto
Horários: 19h00
Local: CIS Guanabara
Endereço: Rua Mário Siqueira 829, Campinas/SP
Entrada gratuita

Oficina:
Data: 27 e 28 de agosto
Horários: das 9h00 às 19h00
Local: Coletivo Joaquina
Endereço: Rua Salomão Mussi, 114 Barão Geraldo- Campinas
Inscrições e mais informações: (19) 3305-7929

Fonte: Assessoria de Imprensa


Comentários

Não há comentários para esta notícia. Seja o primeiro a comentar!

Envie seu comentário!

Para comentar esta notícia, você deve estar logado.

Caso já seja cadastrado, efetue seu login nos campos ao lado, ou clique no botão abaixo para se cadastrar!

Clique para se cadastrar!

Entre com seu e-mail e senha abaixo:

Esqueceu a senha? Clique aqui!
O PortalSousas não se resposabiliza por qualquer dano e/ou prejuízo que o usuário
possa sofrer ao realizar uma transação com os anunciantes. Desenvolvido pela S3Web