PortalSousas - Tudo Sobre Sousas e Joaquim Egídio

Siga-nos no Twitter

Efetuar login | Cadastre-se, é grátis!



Notícias

04.05.2017

Exposição encerra visistas no fim de semana

A exposição itinerante Porta, Porteira e Portão – Modos de ‘Falarrr’ e Costumes do ‘Interiorrr’, em cartaz em Campinas, encerra sua visitação este fim de semana, no Centro de Cultura Caipira e Arte Popular, no distrito de Joaquim Egídio. A entrada é gratuita.

A exposição é realizada com recursos do Programa de Ação Cultural (ProAC), do Governo do Estado de São Paulo, e tem o apoio do Sistema Estadual de Museus (Sisem-SP) e do Museu da Cidade. As visitas podem ser feitas das 10h às 17h de sábado, 6, e domingo, 7.

Romper o conceito de que a cultura caipira é atrasada é uma das intenções da mostra. “O nosso trabalho é o de resgatar as lembranças cotidianas”, diz o museólogo Rodrigo Santos, curador da exposição. “Queremos despertar o sentimento de nostalgia”, completa Renata Gava, historiadora, que também assina a curadoria.

Artes, culinária, religiosidade, música, folclore e festas são os eixos temáticos trabalhados, numa leitura contemporânea dos objetos, como acontecem com os antigos monóculos fotográficos expostos. A mostra traz ainda curiosidades sobre superstições, contos, causos e simpatias, além de instalações interativas.

Itens que integram o acervo do Museu da Cidade, responsável pelo Centro de Cultura Caipira, estão incluídos na exposição. Entre eles pilão, chaleira de ferro, porta-ovos de arame e ralador de mandioca, selecionados por Adriana Barão, do Museu da Cidade.

Desenvolvida especialmente para a região de Campinas, a itinerância da mostra contempla seis cidades. O primeiro espaço a receber o material foi o Cedoc (Centro de Documentação Histórica) da Fundação Romi, em Santa Bárbara d’Oeste, entre fevereiro e março. O próximo destino é a Câmara Municipal de Cordeirópolis, de 10 de maio a 16 de junho.

SERVIÇO – "Porta, Porteira e Portão: Modos de 'Falarrr' e Costumes do 'Interiorrr'", no MuCi – Centro de Cultura Caipira e Arte Popular (rua José Ignácio, 14, Distrito de Joaquim Egídio, no Casarão da Subprefeitura). Entrada gratuita. Visitas no sábado, 6, e domingo, 7, das 10h às 17h. Informações: (19) 3705-8172.


Comentários

Não há comentários para esta notícia. Seja o primeiro a comentar!

Envie seu comentário!

Para comentar esta notícia, você deve estar logado.

Caso já seja cadastrado, efetue seu login nos campos ao lado, ou clique no botão abaixo para se cadastrar!

Clique para se cadastrar!

Entre com seu e-mail e senha abaixo:

Esqueceu a senha? Clique aqui!
O PortalSousas não se resposabiliza por qualquer dano e/ou prejuízo que o usuário
possa sofrer ao realizar uma transação com os anunciantes. Desenvolvido pela S3Web