PortalSousas - Tudo Sobre Sousas e Joaquim Egídio

Siga-nos no Twitter

Efetuar login | Cadastre-se, é grátis!

Publicidade:

Body Concept - Sthetical Center Sousas banner



Eventos

12.12.2014Sábado tem Batucadão no distrito de Barão Geraldo em defesa da arte na rua

Blocos de Barão Geraldo se unem e fazem encontro com batucada na praça central do distrito para se manifestarem em defesa das manifestações de rua

Neste sábado, 13/12 às 13h, Blocos e Batuqueiros do distrito de Barão Geraldo farão um evento intitulado BATUCADÃO, com intuito de se manifestarem à favor do direito de ocupar as ruas e realizar manifestações artístico-culturais. Os blocos convidam moradores e foliões para se juntarem numa batucada para brincar, saudar o carnaval e defender o direito que é garantido a todos pela constituição.

Desde o fatídico episódio do carnaval de 2014, quando policiais atiraram bombas e balas de borracha em brincantes que ocupavam a Praça do Coco, em Barão Geraldo, os blocos sentiram maior dificuldade em realizar suas atividades, tendo sido inclusive cancelado este ano a saída do mais antigo bloco de rua do distrito, Berra Vaca, em sua já tradicional “Picareta”.

Com isso, os Blocos estão preocupados e manifestam-se para reivindicar que seja assegurado o direito constitucional de estar nas ruas em segurança, sem repressão e cerceamento de espaços. Com o ATO, os organizadores pretendem ainda conversarem com moradores e comerciantes da região.

Manifesto dos Blocos

Cidadãs e Cidadãos de Barão Geraldo: artistas e brincantes, foliões e apreciadores da expressão artística e cultural, estão trabalhando pelo direito constitucional de manifestações artísticas e culturais acontecerem nos espaços públicos do Distrito: ruas, praças e largos.

Barão Geraldo tem manifestações de rua de múltiplos formatos, abarcando Blocos de Carnaval, Teatro de Rua, Artistas Performáticos, Artistas Plásticos, Hip-hop, Funk e Grupos de Música. Essa multiplicidade forma um conjunto representativo da Cultura e da Arte Brasileira.

Esse conjunto de manifestações, além de oferecer à população lazer gratuito de boa qualidade, é também gestor e formador de jovens artistas e grupos de atuação e contribui com o aquecimento do comércio local.

As Manifestações Artísticas e Culturais de Rua, primeiramente, promovem o sentido de pertencimento da cidade, promovem o exercício da convivência coletiva e a atualização das tradições como, por exemplo, o Carnaval e o Boi Falô, em Barão Geraldo.

Sendo assim exigimos que estas manifestações, em sua multiplicidade de formatos, sejam acolhidas, fomentadas e apoiadas pelo poder público, para que a população possa continuar a ter acesso a este patrimônio do Distrito, com a infraestrutura que lhe é de direito.

Participam deste encontro: Berra Vaca, Bloco do Cupinzeiro, Bloco Ferradura, Bloco do Souza, Maracatucá, União Altaneira e Zé Coquinho.

SERVIÇO

O que: Batucadão

Quando: 13/12/14 – 13h

Onde: Banca Central, Avenida Santa Isabel, 20, Barão Geraldo, Campinas – SP


Comentários

Não há comentários para esta notícia. Seja o primeiro a comentar!

Envie seu comentário!

Para comentar esta notícia, você deve estar logado.

Caso já seja cadastrado, efetue seu login nos campos ao lado, ou clique no botão abaixo para se cadastrar!

Clique para se cadastrar!

Entre com seu e-mail e senha abaixo:

Esqueceu a senha? Clique aqui!
O PortalSousas não se resposabiliza por qualquer dano e/ou prejuízo que o usuário
possa sofrer ao realizar uma transação com os anunciantes. Desenvolvido pela S3Web