PortalSousas - Tudo Sobre Sousas e Joaquim Egídio

Siga-nos no Twitter

Efetuar login | Cadastre-se, é grátis!



Eventos

19.08.2014Ponha fim à bagunça digital

Em comemoração ao Dia Mundial da Fotografia, 19/08, o Portal Barão Geraldo traz algumas dicas àqueles que adoram tirar fotos, principalmente como um hobby. E também àqueles que buscam idéias para organizar suas fotografias

Por q

Nos dias de hoje, é muito fácil tirar fotografias e "revelá-las" na hora. Dispomos de equipamentos inimagináveis há alguns anos como, por exemplo, as câmeras digitais, tablets e celulares com câmera.

Com essa facilidade toda, uma boa sistemática para organização das fotos digitais tornou-se essencial para garantir que os momentos registrados fiquem bem guardados - e fáceis de acessar.

Aqui vão algumas dicas para você organizar as fotos no computador:

O Tamanho dos Arquivos

Antes de começar a falar da organização propriamente dita, vale passar pela questão do tamanho dos arquivos de fotos. Quanto maior a resolução de uma imagem digital, melhor é a sua qualidade e conseqüentemente o tamanho do arquivo.

As principais vantagens da alta resolução, geralmente, estão relacionadas aos detalhes na imagem para fins de edição e impressão em tamanhos grandes. Analise o custo benefício de bater fotografias com a máxima resolução que seu equipamento permite.

A Triagem das Fotos

Primeiro de tudo, guarde apenas o que for relevante! Com o passar do tempo, a falta de espaço para armazenamento das fotos pode ser um problema, e você pode ter que gastar mais tempo e dinheiro para guardar suas imagens. Então, faça uma triagem do que realmente merece o espaço que você tem.

A principal dica é ir apagando imediatamente as imagens com as seguintes características:

Desfocadas: imagens borradas, fora de foco, que não temos sequer como corrigir via editores de imagens;
Repetidas: são variações pequenas ou irrelevantes da mesma paisagem ou pessoa. Então, selecione a melhor e apague as demais.
Vagas: fotos sem registro relevante. Exemplos clássicos são fotos tiradas por crianças ao brincarem com o celular, ou aqueles momentos em que se tenta fotografar um animal e ele se movimenta bem na hora.

A Organização

A forma de organizar fotos pode ser questão de gosto pessoal e tempo disponível. Algumas pessoas preferem organizar por evento, outras por ano e mês, etc. É importante ressaltar que quanto mais simples for o processo PARA VOCÊ, maior a probabilidade de conseguir manter a organização. Se o sistema de organização que você tem hoje te faz procrastinar (vulgo "empurrar com a barriga") o momento da organização, é sinal de que precisa mudar o método para algo mais simples e, portanto, menos cansativo.

Aqui vai uma dica simples... Crie pastas por ano e mês. E adicione todas as fotos nas pastas, conforme o mês/ano em que foram tiradas. Note que os meses são precedidos pelo número correspondente, para que sejam ordenados automaticamente na sequencia correta.

* Opcional:

Caso tenha tido uma ocasião especial no mês, você pode criar uma subpasta para agrupar as fotos do evento. Se preferir, adicione também uma pasta para copiar as fotos favoritas e imprimir depois. É importante que você coloque todas as fotos nestas pastas pelo menos uma vez ao mês.

Importante:

Lembre-se de adicionar TODAS as fotos tiradas no mês (com câmera digital, celular ou tablet). Assim você põe um fim na bagunça e evita ficar sem suas fotografias em caso de extravio dos dispositivos móveis.

E, por fim, os backups!

É altamente recomendável que você tenha um backup de suas fotos em outros locais além do computador, pois se acontecer algum problema com ele, você não perde suas recordações.

Aqui vão algumas opções para fazer seus backups:

- Fazer cópias em DVDs;

- Comprar um HD externo só para guardar fotos;

- Comprar um NAS (Network-attached storage), que é como um HD externo, mas que fica conectado à rede, você pode acessá-lo remotamente se estiver conectado à internet;

- Imprimir as fotos mais importantes;

- Criar um Fotolivro dos momentos mais marcantes (algumas opções em http://www.digipix.com.br ou http://br.blurb.com)

- Armazenar as fotos em álbuns virtuais como, por exemplo, o Picasa do Google;

- Armazenar fotos em "nuvem" com aplicativos tipo Google Drive, SugarSync ou Dropbox (dentre outros).

Tão importante quanto o backup é a periodicidade com que você salva os arquivos em um local seguro. Não existe regra padrão, pois varia conforme a necessidade, quantidade de fotos e nível de preocupação de cada pessoa. O ideal é que cada um avalie seu nível de stress se acontecer de perder fotos, e crie sua sistemática a partir daí. Com arquivos organizados e backups em dia, aproveite para usar bem seu tempo e clicar momentos preciosos sem preocupações!

*Regiane Deppe é administradora de empresas e consultora de organização da Organare, associada pioneira à ANPOP (Associação Nacional dos Profissionais de Organização e Produtividade) e à NAPO (National Association of Professional Organizers).

Sobre a Organare

A Organare Organização Profissional é uma empresa sediada em Campinas, no interior de São Paulo. Com o intuito de melhorar a qualidade de vida das pessoas por meio da organização, a empresa oferece um portfólio completo com soluções personalizadas para cada tipo de cliente. (www.organare.com.br)


Comentários

Não há comentários para esta notícia. Seja o primeiro a comentar!

Envie seu comentário!

Para comentar esta notícia, você deve estar logado.

Caso já seja cadastrado, efetue seu login nos campos ao lado, ou clique no botão abaixo para se cadastrar!

Clique para se cadastrar!

Entre com seu e-mail e senha abaixo:

Esqueceu a senha? Clique aqui!
O PortalSousas não se resposabiliza por qualquer dano e/ou prejuízo que o usuário
possa sofrer ao realizar uma transação com os anunciantes. Desenvolvido pela S3Web