PortalSousas - Tudo Sobre Sousas e Joaquim Egídio

Siga-nos no Twitter

Efetuar login | Cadastre-se, é grátis!



Eventos

30.04.2013Dançando com a Sinfônica: 4ª no Castro Mendes e 5ª na Casa do Lago em Barão Geraldo

Quando o assunto é música, o sobrenome Assad tem peso. De uma das famílias mais musicais do Brasil, Clarice Assad - filha do violonista e compositor Sergio Assad, sobrinha do violonista Odair e da instrumentista e cantora Badi Assad -, assina a obra “Impressions”, que integra o repertório dos próximos concertos da Orquestra Sinfônica da Unicamp, com regência do espanhol Octavio Más-Arocas. As apresentações acontecem nesta quarta-feira (1º de maio), no Teatro Castro Mendes, e na quinta (2), na Casa do Lago (Unicamp), ambos em Campinas.

Um grupo de bailarinos do curso de Dança da Unicamp, formado por Aline Brasil, Carol Canteli, Everton Ferreira, Maria Basulto e Tata Gouvêa, preparou uma coreografia especial sob a orientação da professora Holly Cavrell para a interpretação conjunta com os músicos, nesta obra de Clarice. Mesmo radicada nos Estados Unidos há muitos anos, Clarice faz questão de colocar nas suas obras, as lembranças do Brasil em forma de ritmos e melodias.

Na sequência do programa, o trompetista Paulo Ronqui, um dos mais festejados da sua geração, faz a estreia do “Concertino para Trompete e Orquestra de Câmara”, do compositor Fernando Moraes (trompista da Orquestra Sinfônica do Teatro Claudio Santoro de Brasília e que tem se destacado como compositor).

Uma curiosidade é que cada movimento desta composição (divida em três) é dedicado a um trompetista: o primeiro, Heinz Schwebel da Universidade Federal da Bahia, o segundo a Jonas Figueiredo (em memória) e o terceiro, ao próprio Paulo Ronqui. “É uma obra moderna e que possui uma idiomática própria para o trompete, assumindo acentuações rítmicas brasileiras”, destaca o intérprete.

Paulo Ronqui é trompetista solo da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas e tem atuado como solista junto a diversas orquestras brasileiras e em diversos países, como Estados Unidos, Cuba, Japão, França e Alemanha. Foi vencedor do I Concurso de Música de Câmara promovido pela Unicamp, em 2006, e do I Concurso Nacional para Trompete Solo realizado na Universidade Federal da Bahia, em 2004.

De sua discografia destaca-se o CD "Paulicéia – Obras Paulistas para Trompete Solo”, lançado em dezembro de 2004. É fundador e integrante do grupo Metallumfonia, no qual realiza intensa pesquisa em música brasileira de câmara para metais.

Serviço

Concerto Orquestra Sinfônica da Unicamp
Regente: Octavio Más-Arocas
Solistas:
– Paulo Ronqui (trompete)
– Aline Brasil, Carol Canteli, Everton Ferreira, Maria Basulto e Tata Gouvêa (alunos do curso de Dança da Unicamp)

Datas

– Quarta-feira (1º de maio), 20 horas, no Teatro Castro Mendes (Praça Correa de Lemos, s/n. Vila Industrial. Campinas).Telefone: 19- 3272-9359
Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia)

– Quinta (2 de maio), 19 horas, Casa do Lago (Rua Érico Veríssimo, 1011. Unicamp. Campinas)
Entrada franca

Programa

1º de maio, Teatro Castro Mendes

Clarice Assad – "Impressions"

Fernando Morais – "Concertino para trompete e orquestra de câmara"

Maurice Ravel – "Le tombeau de Couperin"

Maurice Ravel – "Ma mère l´Oye"

2 de maio, Casa do Lago (Unicamp)

Clarice Assad – "Impressions"

Fernando Morais – "Concertino para trompete e orquestra de câmara"

Maurice Ravel – "Le tombeau de Couperin"


Comentários

Não há comentários para esta notícia. Seja o primeiro a comentar!

Envie seu comentário!

Para comentar esta notícia, você deve estar logado.

Caso já seja cadastrado, efetue seu login nos campos ao lado, ou clique no botão abaixo para se cadastrar!

Clique para se cadastrar!

Entre com seu e-mail e senha abaixo:

Esqueceu a senha? Clique aqui!
O PortalSousas não se resposabiliza por qualquer dano e/ou prejuízo que o usuário
possa sofrer ao realizar uma transação com os anunciantes. Desenvolvido pela S3Web