PortalSousas - Tudo Sobre Sousas e Joaquim Egídio

Siga-nos no Twitter

Efetuar login | Cadastre-se, é grátis!


Eventos

20.11.2014Circulação nacional de intervenção urbana de dança chega em Campinas e se apresenta no Sesc

A dançarina Patrícia Leal apresenta nos dias 27 e 28 de novembro, às 18h, a intervenção urbana em dança ERRÁTICA, no SESC Campinas. O projeto foi contemplado pelo Prêmio Funarte Klauss Viana de Dança 2013 e está em circulação nacional pelas cidades de São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto, Natal, Mossoró e Salvador, realizando um total de 10 apresentações. A entrada é gratuita e terá início no Galpão do SESC, circulando por diversos espaços da unidade.

Errática é uma escolha pelo que se mantém em transformações e reconfigurações de dança. Partindo da trilogia mencionada,Errática promove o trânsito de vocabulários como uma memória móvel em improvisação no desenvolvimento performático. Valoriza a sensibilização dos sentidos, permitindo ao público não apenas uma apreciação sonora e/ou visual, mas também tátil, olfativa, gustativa. Errática se utiliza de espaços múltiplos, numa perspectiva mais próxima do público, tridimensional e íntima, com a possibilidade do encontro. A perspectiva é manter a concepção de linguagem na relação com o espaço por onde a obra possa transitar, errar, reconfigurar, dialogando com o ambiente, com as pessoas, com o soma da intérprete. Errática pressupõe o imprevisível, desafiante, mutante. Utilizando a memória de uma linguagem já encarnada como estímulo inicial. Presentifica, transforma, permanece por meio do eterno reconstruir, esboço, risco, flou. O público convive e modifica a interpretação, numa performance errática.

Como pesquisa

Errática dá continuidade a uma trilogia (Amargo Perfume, Intenso e Variações sobre Chocolates) composta por processos de criação que utilizam os sentidos do olfato e do paladar como estímulos primeiros e gera propostas metodológicas baseadas nos sentidos, utilizando a improvisação em sua perspectiva integradora entre preparação corporal, interpretação e criação. Nessa nova obra, contudo, a pesquisa da improvisação como fim cênico se radicaliza permitindo não apenas a cena em improvisação, mas a improvisação a partir de estruturas, borra também a fronteira público intérprete, permitindo que o público e, também convidados, interfiram diretamente na cena, desafiando, desconstruindo, permitindo novas configurações na articulação diferenciada também com o espaço, vivenciado como ambiente em suas várias perspectivas. Potencializa a compreensão e o debate dos modos de fazer da dança, quando permite o diálogo não apenas com o público, mas com outros artistas, outras obras, outros modos de fazer e de compreender dança na contemporaneidade.

Patrícia Leal

Patrícia Leal é professora do curso de Dança e da Pós-graduação em Artes Cênicas da UFRN. Foi professora na Escola de Dança da UFBA. Coordena o projeto de extensão: Jam Session: Momento Cênico em movimento. Doutora pelo Instituto de Artes da Unicamp, Mestre em Artes/Dança formada pela Unicamp, bacharel em Comunicação Social pela Unesp. Foi docente (PED) graduação das Artes Corporais e Cênicas da Unicamp, no curso de especialização em Gestão Escolar, na área de arte, na Unicamp. Foi coordenadora e docente na graduação da Dança da Faculdade Paulista de Artes em São Paulo.

É autora dos livros “Respiração e expressividade: práticas corporais fundamentadas em Graham e Laban”(2006), e “Amargo Perfume: a Dança pelos sentidos” (2012) publicados pela Editora Annablume e Fapesp. Na linha de pesquisa "Dança pelos sentidos" que desenvolve no grupo de estudos "Cirandar" da UFRN dá continuidade à pesquisa iniciada no doutorado a partir de processos de criação em dança, valorizando os sentidos da percepção como estímulos geradores da arte da dança, bem como a improvisação como fio condutor nesses processos a partir de sua possibilidade de integração entre preparação corporal, interpretação e criação. Nessa direção coordenou o projeto de residência “IMPRO CESSO: diálogos dramatúrgicos em improvisação em outubro de 2013, que resultou em apresentações do processo e se desenvolve atualmente numa publicação a ser lançada em breve. Outro foco de interesse está nos percursos metodológicos desenvolvidos em processos de criação em que os sentidos da percepção tenham papel de destaque, utilizando a metodologia da "Dança pelos sentidos", de sua autoria, como potencialidade práxica do desenvolvimento de pesquisas artísticas.

Ficha técnica

Direção, concepção e interpretação: Patrícia Leal

Provocadora convidada: Ana Cláudia Viana

Vestíveis em fluxo: Carol Diniz

Adaptação: Ewerton Rangel

Imagens: Bel Souza

Coordenação de produção: Paola Vasquez

Assessoria de comunicação e produção local: Cassiane Tomilhero e Isabela Razera

Serviço:

27 e 28 de novembro – quinta e sexta – 18h

Sesc Campinas – Rua Dom José I, 270, Vila Industrial – Campinas - SP

Entrada Franca

Informações: 3737-1500


Comentários

Não há comentários para esta notícia. Seja o primeiro a comentar!

Envie seu comentário!

Para comentar esta notícia, você deve estar logado.

Caso já seja cadastrado, efetue seu login nos campos ao lado, ou clique no botão abaixo para se cadastrar!

Clique para se cadastrar!

Entre com seu e-mail e senha abaixo:

Esqueceu a senha? Clique aqui!
O PortalSousas não se resposabiliza por qualquer dano e/ou prejuízo que o usuário
possa sofrer ao realizar uma transação com os anunciantes. Desenvolvido pela S3Web