PortalSousas - Tudo Sobre Sousas e Joaquim Egídio

Siga-nos no Twitter

Efetuar login | Cadastre-se, é grátis!


Eventos

01.04.2015Campinas receberá Encontro de Choro em abril

De 16 e 24 de abril (mês de aniversário de Pixinguinha) a cidade irá receber o 1º Encontro de Choro de Campinas. O evento musical deriva do Encontro de Choro da Unicamp, que surgiu em 2004 no Instituto de Artes da Universidade e agora ganha diversos espaços. Grandes artistas passarão pela cidade e, durante 09 dias, alunos, músicos e apreciadores poderão se encontrar nas oficinas, aulas abertas, shows e rodas de choro.

A programação será intensa, seguindo o formato dos mais importantes festivais de música do país, favorecendo a participação de artistas, estudantes e público interessado de outras cidades, aproximando as atividades da comunidade campineira. Ao todo serão 8 shows, 6 oficinas de instrumento, 5 oficinas de prática de conjunto, 4 aulas abertas e 8 rodas de choro.

As oficinas de instrumento estão com vagas abertas e podem ser acessadas pelo link: http://encontrodechoro.art.br/programacao/

Este ano o tema será “A Mulher no Choro”, trazendo apresentações musicais com o propósito de enaltecer as compositoras e as instrumentistas, e aulas de instrumentos para formação de novos chorões e, principalmente, choronas. As aulas serão ministras por professores da Escola Portátil do Rio de Janeiro e pelas artistas Monica Salmaso e Sheila Zagury.

A abertura será na Estação Cultura, com o Show Boca de Goiaba do grupo Choro das 3, um dos principais grupos de choro do país, composto em sua maior

parte por mulheres. Outra grande atração será o show da cantora Mônica Salmaso com os professores do Encontro - Nailor Proveta, Toninho Carrasqueira, Jayme Vignoli, Maurício Carrilho, Pedro Paes, Paulo Aragão, Pedro Aragão e Marcus Thadeu. Outros importantes grupos de Campinas, São Paulo, Rio de Janeiro e Cuiabá se apresentarão durante todo o evento, entre eles: Grupo Subindo a Ladeira, com show em Homenagem à Chiquinha Gonzaga, Praça Onze, Duo Sheila Zaguri e Dani Spielmann, Grupo de Choro da UFMT e a Orquestra de Choro Campineira, que encerra o Encontro no Coreto da Praça Carlos Gomes, dentro do evento Seresta na

Este projeto foi contemplado no edital "Festivais de Artes" do Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo (PROAC) e conta com a parceria fundamental da Secretaria Municipal de Cultura de Campinas, Pró Reitoria de Extensão da Unicamp, Instituto de Artes da Unicamp, Empório do Nono e Almanaque Café, além de diversos apoiadores que tornam possível este Encontro.

Ficha Técnica:

Idealização, Argumento e Curadoria: Franco Galvão e Felipe Macedo

Núcleo de Produção: Cassiane Tomilhero, Felipe Macedo, Franco Galvão, Isabela Razera e Quesia Botelho

Consultoria de Produção: Cais das Artes

Design Gráfico e Site: Crioula Design - Rangel Egídio e Luana Santos

Fotografia e Edição Audiovisual: Daniel Pátaro

Técnico Responsável: Luís Alcaide

Coordenação de apoio: Mateus Fávero Silvestre

Encontro de Choro de Campinas - A Mulher no Choro

Apresentações + Oficinas + Aulas Abertas + Rodas

Data: 16 a 24 de abril de 2015

Local: diversos - consultar programação

Informações: http://encontrodechoro.art.br/

Entrada Gratuita - nos espaços fechados, as senhas serão liberadas com 1 hora de antecedência

Programação - ATIVIDADES FORMATIVAS

Oficinas de Instrumentos - Instituto de Artes da Unicamp

Sexta a terça-feira – 17 a 21/04 – das 9h30 às 11h

Inscrições e informações: https://www.sympla.com.br/oficina-de-instrumentos__30253

Oficina e Práticas de Conjunto - Instituto de Artes da Unicamp

Sexta a terça-feira – 17 a 21/04 – das 11h30 às 13h

Vagas esgotadas!

Aulas Abertas - Instituto de Artes da Unicamp

17/04 - das 16h às 17h30

Arranjo brasileiro: escrevendo sem perder o sotaque.

Palestrante: Jayme Vignoli

18/04 - das 16h às 17h30

Chiquinha Gonzaga e as mulheres no choro: um panorama da obra de algumas das principais compositoras do choro.

Palestrante: Paulo Aragão

Dia 19/04 - das 14h30 às 16h - O Piano no Choro

Palestrante: Sheila Zagury

Dia 20/04 às 16h - A estética no canto popular brasileiro

Palestrante: Mônica Salmaso

Programação - Apresentações Musicais

Dia 16/04 (quinta-feira) às 19h30 - Choro das 3 - Show Boca de Goiaba

Local: Estação Cultura

Aplaudido dentro e fora do Brasil, o premiado Choro das 3, das irmãs Corina (flauta), Lia (violão 7 cordas) e Elisa (bandolim) e do pai, Eduardo (pandeiro), apresenta o mais recente trabalho, o CD Boca de Goiaba. A mistura de choro, frevo, baião e até uma valsa para flauta e piano, fazem deste álbum uma deliciosa forma de se ouvir música instrumental.

Ficha Técnica:

Eduardo Ferreira (pandeiro), Corina Meyer Ferreira (flauta), Elisa Meyer Ferreira (bandolim, clarinete e piano), Lia Meyer Ferreira - violão de 7 Cordas

Site: www.chorodas3.com.br

Dia 17/04 (sexta-feira) às 19h30 - Duo Sheila Zagury e Dani Spielmann - Chiquinha e Seu Tempo

Local: Auditório do Instituto de Artes

Release:

Daniela Spielmann e Sheila Zagury apresentam neste novo show uma mescla de seus projetos anteriores juntando a seus dois novos shows, que abarcam clássicos da obra de Chiquinha Gonzaga e Jacob do Bandolim. Nos arranjos, o destaque é dado para a pureza do som e a percepção clara dos timbres singulares dos instrumentos, assim como para mudanças ousadas na estrutura das peças, trazendo o sabor do novo para este repertório já clássico do choro. Esta é a essência do trabalho artístico do duo de Daniela e Sheila, ao mesmo tempo maduro e audacioso, que chama a atenção pela sofisticação e pela simplicidade.

Ficha Técnica: Daniela Spielmann (saxofone e flauta) e Sheila Zagury (piano)

Dia 18/04 (sábado) às 17h - Praça Onze

Local: Boteco da Estação Cultura

Praça Onze, grupo formado por Gabriela Coelho na Flauta, Luiza Pierre no Cavaco, Samanta Okuyama no Violão e Simone Medeiros no Pandeiro. Neste show o grupo apresenta um resgate do repertório de Choro do Século XIX, onde ritmos europeus se misturam com a linguagem e swing brasileiro, dando espaço a belíssimas melodias presentes nos ritmos Polca, Maxixe, Tango Brasileiro e Choro.

Ficha Técnica:

Gabriela Salgado Coelho da Silva (Flauta Transversal), Samanata Okuyama (Violão),

Luiza Honora Pierre (Cavaco), Simone Medeiros (Pandeiro).

Contato: www.facebook.com/pracaonze

Dia 19/04 (domingo) às 19h30 - Show "Mulheres no choro" - Professores do I

Encontro de Choro

Local: Centro Cultural Casarão

O show "Mulheres no choro" apresenta um repertório primordialmente baseado na obra das compositoras mais importantes do gênero, desde o século XIX até os dias atuais. O repertório aborda desde a pioneira Chiquinha Gonzaga, uma das figuras mais importantes de toda a história da música popular brasileira, até as criadoras da atualidade, como Luciana Rabello, Bia Paes Leme e Naomi Kumamoto, passando por nomes muito importantes do século XX, como Tia Amélia e Lina Pesce, além de compositoras menos conhecidas mais igualmente instigantes, como Ernestina Índia do Brasil e Ida Leal do Canto.

Além disso, os professores do ECC celebram o dia nacional do choro com obras de alguns dos nomes mais importantes do gênero, como Ernesto Nazareth e Pixinguinha.

Ficha Técnica:

Jayme Vignoli (Cavaquinho), Marcus Thadeu (Pandeiro), Mauricio Carrilho (Violão 7), Nailor Proveta (Clarinete / Sax), Paulo Aragão (Violão), Pedro Aragão (Bandolim), Pedro Paes (Sax / Clarinete), Toninho Carrasqueira (Flauta). Produtor - Cesar Carrilho.

Dia 20/04 (segunda-feira) às 19h30 - Trio Subindo a Ladeira - Homenagem a Chiquinha Gonzaga

Local: Companhia Sarau

Chiquinha Gonzaga é figura de primeira grandeza na história musical brasileira. São inúmeras composições, em gêneros variados como valsas, polcas, tangos, maxixes, choros, serenatas, dentre outros. Não é à toa que se escolheu a data de seu nascimento (17 de outubro) para se comemorar o Dia Nacional da Música Popular Brasileira. Esta randiosa artista brasileira foi eleita pelo Conjunto Subindo a Ladeira para ser homenageada em CD. Neste show de lançamento o Conjunto traz músicas do disco bem como algumas peças emblemáticas da maestrina.

Ficha técnica:

André Ribeiro (Bandolim), Hércules Gomes (Piano), Roberto Amaral (Pandeiro)

Site: www.conjuntosubindoaladeira.com

Dia 21/04 (terça-feira) às 18h - Monica Salmaso e Professores do I Encontro de

Local: Concha Acústica do Parque Taquaral

Uma das cantoras mais importantes e celebradas da atualidade, Monica Salmaso é acompanhada pelos professores do I Encontro de Choro de Campinas, promovendo o encontro entre a voz e o choro. Mesmo sendo por excelência um universo instrumental, o choro sempre esteve próximo das grandes vozes brasileiras. Durante muito tempo os acompanhamentos dos gêneros cantados no Brasil foram realizados por músicos oriundos do choro, e não foram poucas vezes que o repertório chorístico ganhou letra e foi cantado, em um casamento muito natural. No repertório, músicas de Ernesto Nazareth, Pixinguinha, Erothides de Campos, Noel Rosa, Pedro Caetano e Claudionor Cruz, entre outros.

Ficha técnica:

Mônica Salmaso (voz), Jayme Vignoli (Cavaquinho), Marcus Thadeu (Pandeiro), Mauricio Carrilho (Violão 7), Nailor Proveta (Clarinete / Sax), Paulo Aragão (Violão), Pedro Aragão (Bandolim), Pedro Paes (Sax / Clarinete), Toninho Carrasqueira (Flauta). Produtor - Cesar Carrilho.

Dia 22/04 (quarta-feira) às 19h30 - Grupo de Choro da UFMT

Local: Auditório da Adunicamp

O Grupo de Choro da Universidade Federal de Mato Grosso iniciou as atividades a partir de um projeto de extensão universitária vinculado ao Departamento de Artes, do qual participam alunos do curso de música e músicos da comunidade de Cuiabá, o que proporciona trocas de aprendizagens entre músicos em formação, profissionais e amadores. O grupo vem realizando apresentações e rodas de choro no campus da Universidade, em bares e também em espaços públicos da cidade, como praças, feiras e espaços culturais. Diversas possibilidades de sonoridades e arranjos são proporcionadas nas apresentações do grupo, pela diversidade timbrística apresentada no instrumental.

Ficha Técnica:

Andrew Moraes (clarineta e flauta), Levi de Barros (trompete), Augusto César (sax alto), Maycon Alencar (trombone), Flair Carrilho (cavaco e bandolim), Rodrigo Cavalcante (piano), Edu Fiorussi (violão 7), Fabrício Monteiro (violão 6), Mariana Rampazzo (pandeiro), Daniel Baier (percussão).

Dia 24/04 (sexta-feira) às 20h - Orquestra de Choro Campineira

Local: Seresta na Praça - Coreto Praça Carlos Gomes

A Orquestra de Choro Campineira nasceu em janeiro de 2014 com o intuito de reunir grandes músicos que atuam na cidade de Campinas para garimpar e executar obras do acervo instrumental brasileiro e valorizar a música instrumental feita na cidade. Na pesquisa realizada pelo grupo, o choro foi o gênero que se destacou, sendo este a base do repertório e dos arranjos escritos coletivamente. Com formato diferente do tradicional “regional de choro” a orquestra mais se assemelha a uma gafieira ou uma big band, transformando a linguagem estética do choro e dando vida a uma nova maneira de expressar as linguagens tão marcadas do gênero.

Ficha Técnica:

Esther Alves (flauta transversal), Fernando Goldenberg (trompete), Edu Guimarães (sanfona)

Adriel Job (pandeiro), Gustavo de Medeiros (bandolim e guitarra semi-acústica), Ramon Del Pino (contra baixo), Kiko Sebrian (bateria e percussão), Jairzinho

Teixeira (sax tenor, barítono e clarinete).

Contato: www.facebook.com/OrquestradeChoro

Rodas de Choro Abertas

Após as apresentações, os músicos, alunos e professores estão convidados a participar das Rodas de Choro Abertas, que acontecem em diversos bares da cidade. E o público é mais do que bem vindo neste Encontro, pra curtir boa música, aprender, se divertir, comer e beber em lugares especiais. Abaixo a programação das rodas.

Dia 16/04 (quinta-feira) às 21h

Local: Empório do Nono

Avenida Albino José Barbosa de Oliveira, 1128 - Barao Geraldo, Campinas, SP

Fone: 19 3289-0041

http://www.emporiodonono.com.br/

Dia 17/04 (sexta-feira) às 21h

Local: Borda Brasil

Rua Angela Signori Grigol, 243, Jardim América - Barão Geraldo, Campinas - SP

Fone: 19 3289-0867

http://pizzabordabrasil.blogspot.com.br/

Dia 18/04 (sábado) às 19h30

Local: Bar do André Rei do Mé

Rua Sales de Oliveira, 201 - Vila Industrial - Campinas.

Fone: 19 3272-8536

https://www.facebook.com/bardoandreoreidome

Dia 19/04 (domingo) às 21h

Local: Battataria Suíça

Praça José Geraldi, 18 - Barão Geraldo - Campinas, SP

Fone: 19 3201-1174

http://battataria.com.br/barao/

Dia 20/04 (segunda-feira) às 21h

Local: Empório do Nono

Avenida Albino José Barbosa de Oliveira, 1128 - Barão Geraldo, Campinas, SP

Fone: 19 3289-0041

http://www.emporiodonono.com.br/

Dia 21/04 (terça-feira) às 21h

Local: Almanaque Café

Avenida Albino José Barbosa de Oliveira, 1128 - Barão Geraldo, Campinas, SP

Fone: 19 3249-0014

http://www.almanaquecafe.com.br/

Dia 21/04 (quarta-feira) às 21h

Local: Casa São Jorge

Avenida Santa Isabel, 655 - Barão Geraldo, Campinas, SP

Fone: 19 3249-1588

http://www.casasaojorgebar.com.br/home.htm

Dia 22/04 (quinta-feira) às 21h

Local: Almanaque Café

Avenida Albino José Barbosa de Oliveira, 1128 - Barão Geraldo, Campinas, SP

Fone: 19 3249-0014

http://www.almanaquecafe.com.br/

Local dos Eventos | Endereços

 Auditório do Instituto de Artes da UNICAMP (Rua Elis Regina, 50, Cidade Universitária ¨Zeferino Vaz¨, Barão Geraldo)

 Auditório da Adunicamp (Avenida Érico Veríssimo, 1479, Cidade Universitária ¨Zeferino Vaz¨, Barão Geraldo)

 Estação Cultura (Praça Marechal Floriano Peixoto, s/nº, Centro)

 Centro Cultural Casarão (Maria Ribeiro Sampaio Reginato, s/n, Barão Geraldo)

 Companhia Sarau (Rua José Martins, 1899, Vila Santa Izabel, Barão Geraldo)

 Concha Acústica - Lagoa do Taquaral (Av Dr. Heitor Penteado, Portão nº 2, Taquaral)

Coreto Praça Carlos Gomes - Seresta na Praça (Av. Anchieta com General Osório – Centro)


Comentários

Não há comentários para esta notícia. Seja o primeiro a comentar!

Envie seu comentário!

Para comentar esta notícia, você deve estar logado.

Caso já seja cadastrado, efetue seu login nos campos ao lado, ou clique no botão abaixo para se cadastrar!

Clique para se cadastrar!

Entre com seu e-mail e senha abaixo:

Esqueceu a senha? Clique aqui!
O PortalSousas não se resposabiliza por qualquer dano e/ou prejuízo que o usuário
possa sofrer ao realizar uma transação com os anunciantes. Desenvolvido pela S3Web