PortalSousas - Tudo Sobre Sousas e Joaquim Egídio

Siga-nos no Twitter

Efetuar login | Cadastre-se, é grátis!



Eventos

08.08.2014Café Filosófico de agosto discute a epidemia de transtornos mentais

Fonte: www.nocambui.com.br

As palestras colocam em discussão os tratamentos para as doenças da atualidade. Todas as sextas-feiras, às 19h, com entrada gratuita

Mario Eduardo Costa Pereira será curador no Café Filosófico CPFLO Café Filosófico da CPFL Cultura, em Campinas, recebe em agosto um time de especialistas para debater a chamada epidemia de transtornos mentais da atualidade. Serão quatro palestras sobre algumas das questões mais comuns nos dias de hoje: O que é um transtorno mental? Estamos de fato vivendo uma epidemia? O que é ser normal? Quem decide como devo me comportar? Qual normalidade buscamos? Quais as consequências do uso de medicamentos nesta busca? Os eventos ocorrem às sextas-feiras, dias 8, 15, 22 e 29 de agosto, sempre às 19h, com presença do público e transmissão ao vivo pela internet.

Os questionamentos acontecem no momento em que os medicamentos psicoativos e diagnósticos de transtornos de déficit de atenção e hiperatividade, sobretudo sobre crianças, são cada vez mais recorrentes. Segundo o curador do módulo, Mário Eduardo Costa Pereira, a proliferação desses transtornos deveria servir como motivo de questionamento sobre a organização da sociedade atual e o papel de seus indivíduos. Em vez disso, o que se vê é a busca desenfreada pela cura por meio de medicamentos, sem que as consequências dessas decisões sejam analisadas.

Confira abaixo a programação das palestras:

“O que é transtorno mental?”

Data: 8 de agosto

Palestrante: Mário Eduardo Costa Pereira - psiquiatra e psicanalista, professor da Unicamp e professor titular pela Aix-Marseille Université, França.

A busca desenfreada por medicamentos contra transtornos mentais tem como pano de fundo a procura por uma normalidade pouco questionada. Afinal, o que é ser normal hoje em dia? Quem define a ordem a qual devemos nos adaptar? Não seria essa busca cega pela adaptação à ordem justamente a razão, e não a solução, de tanto sofrimento? A quem interessa a normalização nos dias atuais?

“Crianças transtornadas? A infância e a medicalização”

Data: 15 de agosto

Palestrante: Rossano Cabral Lima - psiquiatra infanto-juvenil e professor Adjunto do Instituto de Medicina Social da UERJ. É autor do livro “Somos Todos Desatentos?”.

“Origens da Medicalização da Saúde”

Data: 22 de agosto

Palestrante: Naomar Almeida Filho - professor na Universidade da Carolina do Norte, Universidade da Califórnia, Universidade de Montreal e Universidade Harvard e reitor da Universidade Federal do Sul da Bahia.

“TDAH: Diagnóstico Positivamente Falso ou Falsamente Positivo?”

Data: 29 de agosto

Palestrante: Fernando Ramos - psiquiatra da Infância e Adolescência e consultor do Ministério da Saúde nas áreas de Saúde Mental de Crianças e Adolescentes.

Serviço:

Café Filosófico CPFL - Palestras sobre epidemia de transtornos mentais na atualidade

Local: Instituto CPFL Cultura. Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632, bairro Chácara Primavera – Campinas. (19) 3756-8000

Data: 8, 15, 22 e 29 de agosto

Horário: 19h

Entrada: gratuita


Comentários

Não há comentários para esta notícia. Seja o primeiro a comentar!

Envie seu comentário!

Para comentar esta notícia, você deve estar logado.

Caso já seja cadastrado, efetue seu login nos campos ao lado, ou clique no botão abaixo para se cadastrar!

Clique para se cadastrar!

Entre com seu e-mail e senha abaixo:

Esqueceu a senha? Clique aqui!
O PortalSousas não se resposabiliza por qualquer dano e/ou prejuízo que o usuário
possa sofrer ao realizar uma transação com os anunciantes. Desenvolvido pela S3Web