PortalSousas - Tudo Sobre Sousas e Joaquim Egídio

Siga-nos no Twitter

Efetuar login | Cadastre-se, é grátis!


Eventos

10.10.2014Blog Gestão & Você por Prof. Rogério Novaes no Portal Sousas: A evolução dos modelos de gestão

A evolução dos modelos de gestão

Segundo especialistas, gestão é “o ato de gerir, gerenciar, gestionar, administrar, mediar uma organização ou uma unidade departamental. O ato de gestão sempre envolve pessoas (recursos humanos), processos (atividades ou funções) e recursos pertinentes diversos como os recursos financeiros e tecnológicos”. (REZENDE & ABREU, 2000).

A gestão baseada no improviso e no “achismo” precisa dar espaço para uma gestão profissionalizada e baseada em conhecimentos teóricos aplicados à realidade de todos os tipos de organização. Conhecer os conceitos de transformação e situar- se no novo contexto organizacional do século XXI é fundamental. Mesmo que já conheçamos empiricamente essas ferramentas utilizadas, os estudos teóricos nos permitem a ampliação e maximização destas técnicas, trazendo maior eficácia ao nosso trabalho e desenvolver as empresas rumo à gestão consciente e cada dia mais criativa e sustentável.

Desde a revolução industrial até os dias de hoje, o homem tem gerado consideráveis avanços na maneira de produzir, gerenciar tarefas e administrar as organizações.

Estes processos ficaram conhecidos como ‘’evolução dos modelos de gestão’’.

Abaixo, socializo com vocês leitores o que compreendeu cada uma delas, seus conceitos e o que trouxeram de mudanças ao decorrer das décadas. Boa leitura!

A evolução dos modelos de gestão pode ser considerada da seguinte forma:

Conceito das ondas de transformação:

Trata-se dos grandes momentos históricos da evolução humana cada qual analisando e relacionando os aspectos políticos, sociais, econômicos, tecnológicos e organizacionais. Este período representa as idéias da revolução industrial, da revolução tecnológica e da gestão da informação.

Era da produção:

Consideramos a era da produção entre 1920 a 1950, onde as empresas desenvolveram os processos de produção sendo que a importância fundamental foi às linhas de montagem.

Era da eficiência:

Consideramos como era da eficiência o período de 1950 a 1970, onde surgiram as primeiras técnicas de controles de produção e controles de administração.

Era da qualidade para o cliente:

Surgiu no período entre 1970/ 1980, onde os sistemas produtivos visualizaram a era da satisfação do cliente.

Era da competitividade:

É considerada a partir de 1990, quando as empresas procuravam e buscavam a excelência empresarial, atendendo os interesses dos clientes, colaboradores, dos acionistas e da comunidade (hoje é comum usarmos o termo stakeholders para representar estes grupos de interesse). Hoje todas as empresas têm que se preocupar e dar apoio às comunidades, responsabilidade social, ao meio ambiente, podendo desenvolver um plano estratégico.

Era dos empreendimentos e do aprendizado:

A partir do ano 2000, sendo esta área desenvolvendo novos formatos da empresa, novas relações capital trabalho, que se desenvolveram ao longo desses últimos anos.

Tanto os empregadores como os colaboradores precisam estar integrados dentro do seu modelo de gestão, pois é isso que distingue uma organização eficiente como cultura corporativa moderna das demais. A cultura organizacional constitui o modo institucionalizado de pensar e agir que existe em uma organização. Ela representa as percepções dos dirigentes e funcionários da organização e reflete a mentalidade que predomina naquele ambiente. Por esta razão, ela condiciona a administração das pessoas.

Perfil do autor:

Rogério Novaes é professor especialista em administração e marketing e gestão de pessoas com ênfase em RH. Palestrante, consultor e colunista em portais da Internet. Suas palestras e workshops treinam pessoas a desenvolver uma visão diferente de motivação, despertando no comportamento humano as verdadeiras competências para uma melhor qualidade de vida e cultura organizacional.

É professor nas áreas de comunicação social, administração, engenharia e gestão de pessoas/RH. Já realizou diversas palestras e treinamentos para gerentes, lideres e estudantes. Estudioso em técnicas de gestão organizacional chefia e liderança e marketing pessoal. Especialista em Consultoria, Aulas para Universidades e Colégios Técnicos, Palestras Motivacionais, Treinamentos Empresariais, Planejamento de Marketing, Assessoria em Publicidade e Propaganda. Acesse:

www.professornovaes.blogspot.com


Comentários

Não há comentários para esta notícia. Seja o primeiro a comentar!

Envie seu comentário!

Para comentar esta notícia, você deve estar logado.

Caso já seja cadastrado, efetue seu login nos campos ao lado, ou clique no botão abaixo para se cadastrar!

Clique para se cadastrar!

Entre com seu e-mail e senha abaixo:

Esqueceu a senha? Clique aqui!
O PortalSousas não se resposabiliza por qualquer dano e/ou prejuízo que o usuário
possa sofrer ao realizar uma transação com os anunciantes. Desenvolvido pela S3Web